Os Correios divulgaram uma estimativa parcial de atendimento de aposentados atendidos com dúvidas ou suspeitas relacionadas aos descontos indevidos nos benefícios do INSS. Até esta quarta-feira (2), o já foram mais de 42 mil aposentados à procura do serviço presencial, que permite consulta, contestação e acompanhamento de possíveis valores cobrados de forma irregular nas aposentadorias e demais benefícios.
Ao todo, o Estado conta com 174 agências disponíveis que, desde o dia 30 de maio, recebem beneficiários com dúvidas e contestações sobre descontos irregulares no INSS. A cidade com o maior número de agências é Teresina, que possui seis pontos de atendimento; as demais cidades seguem com uma agência habilitada em cada.
Nas agências, aposentados e pensionistas podem:
- Consultar se houve algum desconto em seu benefício;
- Contestar descontos não autorizados;
- Confirmar se algum desconto foi autorizado;
- Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
- Analisar documentos enviados por associações;
- Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
O atendimento diretamente nas agências dos Correios é um serviço concebido para quem possui dificuldade com os canais digitais disponibilizados, como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135. “Queremos alcançar justamente quem mais precisa: pessoas que não conseguiram resolver as situações pelo aplicativo ou pelo telefone 135”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
Para saber qual a agência mais próxima de você, em Teresina e no interior do Estado, clique aqui.
Você também pode conferir a lista das agências:
- No site dos Correios
- Pela Central 135
Tire suas dúvidas sobre o atendimento:
Para quem é esse atendimento?
- Se você tem dificuldade com internet ou telefone, o atendimento presencial é a melhor opção para você.
- Mas atenção: os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se você já fez a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.
O que levar para ser atendido?
- Apenas um documento de identificação oficial.
- Não precisa levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.
Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer a uma agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais. Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
Tem prazo para buscar o atendimento?
O atendimento estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o ressarcimento. Todos serão atendidos com tranquilidade. Não precisa se preocupar em ir logo no início.
E quem mora longe de uma agência?
O Governo Federal e os Correios estão planejando levar esse atendimento até os lugares mais distantes, com ações itinerantes e busca ativa.