A emenda atualmente está em tramitação no Senado, e visa permitir que prefeitos eleitos em 2020 e reeleitos em 2024, possam disputar mais um mandato no ano de 2028, que seria de seis anos , podendo eles chegar a 14 anos de mandato.
A proposta se trata de uma reformulação do sistema político com o intuito de unificar as eleições, realizando todas elas (municipais, estaduais e federais) juntas a cada cinco anos, a partir de 2034, e acabar com a possibilidade de reeleição.
Com os gestores no poder até o ano de 2034, haveria uma coincidência das eleições para todos os cargos, com o tempo de mandato de cinco anos.
Além de valer para a prefeita de Piripiri, outros prefeitos de 108 cidades do Piauí e do Brasil também sofrerão com o reajuste.
Jôve Oliveira – Piripiri
João Arilson – Lagoa de São Francisco
Betinha Brandão – Pedro II
Nelda – Domingos Mourão
Karyne do Rodrigão – Cocal de Telha
Hilton Gomes – Jatobá
Wilson Gomes – Juazeiro
Zé Henrique – Nossa senhora de Nazaré
Prof. Zé Filho Nelson – Cabeceiras do Piauí
Genir Ferreira- Boqueirão do Piauí
“Nós temos uma decisão de encerrar o ciclo de reeleições no país. Temos uma proposta de unificar essas eleições com a oportunidade de todos os candidatos serem candidatos, já que é a última reeleição. Nós precisamos debater esse tema”, declarou o senador Nogueira.
Prefeitos e gestores municipais se reuniram, na manhã da última sexta-feira (27), na Associação Piauiense dos Municípios (APPM) para discutir a proposta. A PEC n° 12/2022 é uma iniciativa é do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) e está sob relatoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI).
Fonte: FM Itamaraty