Com mais de 3,6 mil ações realizadas, concessionária já aumentou em mais de 2,4 milhões de litros por hora a capacidade de produção de água._
Nesta quarta-feira (16), a Águas do Piauí completa 60 dias de atuação à frente dos serviços de água e esgoto em 156 municípios do estado. Desde o início da operação, em 16 de maio, a concessionária já investiu mais de R$ 63 milhões em ações emergenciais e estruturantes que resultaram no aumento de mais de 2,4 milhões de litros de água por hora na produção. Esse volume é suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 240 mil habitantes.
“Nestes dois primeiros meses de operação, nosso foco principal foi estabilizar o abastecimento, especialmente em regiões historicamente afetadas por falhas e baixa pressão. Nesse período, instalamos 590 bombas, 90 novos cloradores e 163 transformadores. Estamos trabalhando dia e noite para garantir que a água chegue com qualidade e regularidade às casas dos piauienses”, afirma Guilherme Dias, diretor-presidente da Águas do Piauí.
A Águas do Piauí, nos primeiros 60 dias de atuação, executou 3.636 ações operacionais distribuídas em três regiões estratégicas pelo estado. Sendo 1.583 no Meio Norte/Litoral, 884 no Semiárido e 1.169 no Cerrado. As ações priorizaram a substituição de equipamentos obsoletos, modernização de sistemas, recuperação de unidades de captação e tratamento, além da ativação de estruturas que estavam fora de operação.
Em Parnaíba, no Litoral piauiense, a produção de água aumentou em 50% após a troca de bombas de alta potência, associada à limpeza da captação e à instalação de um conjuntos geradores para garantir o funcionamento contínuo das unidades, mesmo em casos de falta de energia.
Em Picos, o trabalho segue com as intervenções técnicas, como limpeza e ativação do poço localizado no bairro Morada do Sol, que beneficiará cerca de 16 mil pessoas que residem nos bairros Morada do Sol e São José resolvendo um problema antigo da cidade. Além disso, está em andamento a perfuração de um poço no bairro Morro da Macambira, que historicamente também sofre com o desabastecimento.
“Sou morador desse morro desde 1977 e o sofrimento aqui não é só meu, mas de todo mundo do Morro da Macambira, mas agora vai ficar bom, vamos voltar a viver de novo. Sossegado, com água, porque sem água é ruim”, disse Vitalino da Silva.
Já na região do Cerrado, em Bertolínia houve aumento de 100% da produção de água após a troca da bomba e limpeza do poço principal, além da ativação de 02 novos poços.
“Fiquei sabendo da perfuração desses dois novos poços e acredito que só tende a melhorar nossa vida. E como terá um apenas para atender minha região, acredito que não sofreremos mais com esse problema por tantos dias, como era antes”, disse Maria de Jesus, moradora de Bertolinia.
*Geração de emprego e renda*
Além dos avanços operacionais, a Águas do Piauí também destaca a geração de empregos como um dos pilares do seu plano de atuação. Mais de 1.100 pessoas já foram contratadas diretamente ou por meio de empresas parceiras para atuar em todo o território da concessão.
A concessionária segue executando o plano dos 100 dias, com foco em melhorar o atendimento à população, modernizar o sistema e preparar o estado para enfrentar os desafios do B-R-O Bró, período mais quente e seco do ano, quando o consumo de água aumenta significativamente.