Durante o lançamento, nesta segunda-feira (1º), do programa “Água e Vida”, de combate à estiagem no Piauí, o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, comentou sobre o processo de transição do abastecimento de água no estado para a Águas do Piauí, que será a responsável pela oferta dos carros-pipa.
“Nesse mês de setembro, nós vamos estar vivendo uma transição. O Estado, as prefeituras ainda vão continuar oferecendo o carro-pipa, mas gradualmente essa operação vai ser toda assumida pela Águas do Piauí”, afirmou o secretário.
Bonfim disse que esteve reunido com a equipe da Águas do Piauí para fechar os valores e os formatos dessa transição, afirmando que haverá mudanças significativas no formato do programa de abastecimento por carros-pipa.
“Hoje a gente está acostumado com carros-pipas de 8 mil litros. Eles vão ser de 15 mil, de 30 mil litros, então uma capacidade muito maior, com uma qualidade de água também muito maior. E também tem o aporte de, por exemplo, no município de Fartura, que é um dos municípios mais críticos que a gente tem, já tem lá um container com uma água potável que vai começar a ser distribuída ainda essa semana”, destacou.
De acordo com o secretário, esse braço da concessionária permitirá que o governo seja mais ágil para dar respostas à população, evitando que sofra com a falta de água nas regiões mais afetadas pela seca.