O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizou, nesta segunda-feira (10), uma operação de rotina em Piripiri que resultou na apreensão de 16 balanças irregulares em comércios e frutarias da cidade. Os equipamentos, segundo o órgão, eram falsificados e apresentavam valores de pesagem superiores ao real, causando prejuízos diretos aos consumidores.
De acordo com o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, as balanças não possuíam aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “O valor que aparecia na pesagem era sempre superior ao preço que deveria constar no produto. Após os testes, nossos fiscais apreenderam o material e autuaram os comerciantes envolvidos”, explicou.
Uma balança é considerada falsificada quando não apresenta o selo de verificação do Inmetro ou traz informações em língua estrangeira. Durante a vistoria, os fiscais realizaram diversos testes de pesagem para confirmar a autenticidade dos equipamentos.
O Imepi orienta que consumidores denunciem irregularidades pelo telefone da Ouvidoria (86) 99456-1921 ou pelo aplicativo Fala Consumidor, disponível para download nas lojas virtuais.





































