Ainda que seja natural de Pernambuco, Jorge Messias, indicado para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), viveu parte de sua infância e adolescência na cidade de Teresina, onde cursou o ensino fundamental e médio no Instituto Dom Barreto, uma das escolas mais tradicionais da capital piauiense.
Jorge Messias atualmente ocupa o cargo de advogado-geral da União (AGU) e exerce a função desde janeiro de 2023. Ele possui formação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestrado e doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB).
Concurso-procurador da Fazenda Nacional desde 2007, Jorge Messias possui um perfil técnico, que nos bastidores, se encaixa com as exigências para a Corte. Ainda com o ponto de vista político e eleitoral (para Lula), o advogado-geral da União possui aproximação com segmentos evangélicos e tem atuação em demandas de regulação das redes sociais.
Em publicação nas redes sociais, Messias afirmou que buscará demonstrar ao Senado Federal que possui os “requisitos” necessários para assumir o cargo.
“Agradeço a confiança em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional”, escreveu.





































