A Defesa Civil do Piauí acompanha, em tempo real, as condições atmosféricas sobre o estado a partir do Centro de Gerenciamento de Riscos (CEGRID), em parceria com a rede Verde Laranja (SEMARH-SEDEC). Os dois órgãos são os únicos autorizados a monitorar plataformas nacionais como ANA, INMET, CEMADEN e CPTEC, além de emitir alertas oficiais de risco.
Segundo os técnicos, as chuvas registradas nos últimos dias são resultado da passagem de um sistema atmosférico originado no Atlântico Sul, inicialmente caracterizado como frente fria, que provocou instabilidades do Sul ao Norte do Piauí.
As áreas mais impactadas foram o cerrado e o sertão, com acumulados superiores a 100 mm em diversos municípios. Em Baixa Grande do Ribeiro, houve registro de chuva de granizo, enquanto na zona rural de Uruçuí ocorreu vendaval.
Na capital, Teresina, o sistema provocou uma precipitação de 86 mm na região Sul, onde a drenagem é tradicionalmente deficiente, causando transtornos à população.
De acordo com os mapas de previsão do modelo Cosmos do INMET, o sistema atmosférico deve continuar provocando chuvas no estado por mais dois dias, exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.
informações da Defesa Civil do Estado





































