Com o coração apertado, que o Movimento Escoteiro e principalmente o 2º/PI Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro, se despede da nossa irmã de lenço, ANTÔNIA ALVES MOREIRA, a querida “Chefe Toinha”, como assim carinhosamente era conhecida por todos do Grupo Escoteiro. Um verdadeiro farol em nossa jornada escoteira. Sua dedicação, sua paixão por servir ao Escotismo e seu exemplo de ‘Sempre Alerta’ nos guiaram e inspiraram com sua alegria contagiante e envolvente.
Levaremos conosco não só as memórias, mas o compromisso de continuar sua missão, deixando este mundo um pouco melhor, como ela sempre nos motivou. Sua jornada terrena como boa mãe, avó e amiga se encerra, mas seu espírito permanece vivo em cada lenço, em cada acampamento, em cada função que ocupou no grupo escoteiro e em cada um de nós. Sua dedicação e amor pelo Escotismo foram inesquecíveis. Sua última trilha nesta terra foi marcada pela honra e pelo serviço, deixando o mundo um pouco melhor do que o encontrou. Que o Chefe de todos os Escoteiros o receba com o sinal de paz. Seguiremos seus passos e manteremos sua chama acesa em nossos corações. “Um irmão escoteiro nunca nos deixa de verdade; ele apenas acampa em um lugar onde não há cansaço, nem dor, apenas luz.
Obrigado, Chefe Toinha, por ser essa pessoa incrível e alegre que marcou nossas vidas e por honrar a nossa Promessa até o fim. Nos encontraremos em um próximo acampamento, além do horizonte.
“Como disse nosso fundador Baden Powell:
O verdadeiro caminho para a felicidade é o de fazer as outras pessoas felizes’.
E você, Chefe Toinha, viveu essa máxima todos os dias, não só no Movimento Escoteiro, mas fora dele também. Todos nós aqui na Terra sentiremos sua falta, mas seguiremos firmes na trilha que você nos ajudou a desbravar.” Que descanse em paz, sabendo que seu legado de serviço e alegria ecoará para sempre. A você a nossa gratidão eterna!
Antônia Alves Moreira, “chefe Toinha” ingressou no escotismo pelo GEES em 2011, fazendo sua Promessa Escoteira em 17 de julho de 2011. Atuou como assistente de tropa do Ramo Escoteiro, sempre presente, participativa e comprometida com a formação dos jovens. Em janeiro de 2013, assumiu responsabilidades na gestão do grupo, sendo presidente e membra da Comissão Fiscal, demonstrando confiança, responsabilidade e amor pelo Movimento.
Em 2015, viveu com entusiasmo a experiência do Acampamento ELO Nacional Escoteiro, levando consigo o orgulho de representar seu grupo e fortalecer ainda mais seus laços com o escotismo. Foram 14 anos e 6 meses de serviços prestados, marcados por companheirismo, entrega e paixão pelo que fazia.
No final de 2024, Chefe Toinha adoeceu, enfrentando complicações de saúde ao longo de 2025, o que a afastou de suas atividades escoteiras. Internada no final de 2025, teve seu quadro de saúde agravado no início deste ano, encerrando sua caminhada terrena, mas jamais seu legado.
Irreverente, alegre e sempre disposta a estar junto da chefia e das atividades do Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro, Chefe Toinha deixa saudade, gratidão e um exemplo que seguirá vivo em cada trilha, acampamento e Promessa renovada.
Cumpriu sua Promessa. Agora descansa no Grande Acampamento Eterno.
Sempre Alerta a Servir!





































