O cinema brasileiro teve uma noite histórica neste domingo (15) no Film Independent Spirit Awards. O longa O Agente Secreto conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional, marcando a primeira vitória do diretor Kleber Mendonça Filho na premiação, após três indicações ao longo da carreira.
Outro destaque brasileiro na cerimônia foi o cineasta Adolpho Veloso, vencedor na categoria Melhor Fotografia por seu trabalho em “Sonhos de Trem”. O anúncio foi feito no palco pelo ator Wagner Moura, que integra o elenco de O Agente Secreto. “Fico muito feliz com isso”, declarou Moura ao revelar o resultado.
Ao receber o prêmio, Veloso ressaltou os desafios da produção cinematográfica. “É tão difícil fazer o que fazemos. Costumamos enfrentar grandes crises, infelizes com o que fazemos e pensando que poderíamos ter feito algo melhor. Faço um grande agradecimento a todos que participaram do filme. Este prêmio vai para todos”, afirmou.
Considerado uma das principais premiações dedicadas ao cinema independente nos Estados Unidos, o Spirit Awards reconhece produções de destaque fora do circuito dos grandes estúdios e tem sido cada vez mais um espaço de visibilidade para o cinema internacional.











