Conheça os estádios que vão receber a Copa do Mundo no Catar

Copa do Mundo de 2022, sediada no Catar, começa no dia 20 de novembro. Oito estádios devem receber os jogos no país, dos quais sete foram construídos para o evento e um foi reformado.

Todos os estádios foram feitos com a preocupação de não se tornarem “elefantes brancos” após o evento. A maior parte deles pode ter sua estrutura reduzida, alguns devem ganhar outras utilidades e um deles é o primeiro estádio da Fifa que pode ser completamente desmontado após o uso.

A abertura da Copa do Mundo vai acontecer no estádio Al Bayt, no dia 20 de novembro, pouco antes da primeira partida do torneio, entre Catar e Equador.

Seleção Brasileira deve jogar sua primeira partida no estádio Lusail, contra a Sérvia, no dia 24. Depois enfrentará a Suíça no estádio 974, dia 28. E volta ao estádio Lusail para a partida contra Camarões no dia 2 de dezembro.

A cerimônia de encerramento e a partida final da Copa também devem acontecer no Lusail, que tem a maior capacidade dentre todos, no dia 18 de dezembro.

Conheça os oito estádios:

Estádio 974

O estádio 974 é o primeiro estádio da Fifa que pode ser completamente desmontado após a Copa. / Divulgação

O estádio 974 fica à beira-mar, em Doha, na capital do país. Com capacidade para até 40 mil pessoas, foi construído utilizando contêineres marítimos, como forma de homenagear a atividade portuária da cidade. Além disso, 974 também é o código de discagem internacional do Catar.

É o primeiro estádio da Fifa que pode ser completamente desmontado após o evento e remontado da mesma forma em outro lugar. Seus materiais também podem ser reaproveitados para construir outras estruturas.

Estádio Al Thumama

O estádio Al Thumana foi inspirado na “gahfiya” – uma touca tradicionalmente usada pelos homens árabes. / Divulgação

O design do estádio Al Thumana foi inspirado na “gahfiya” – uma touca tradicionalmente usada pelos homens árabes no Oriente Médio.

Ele também fica na capital do Catar e tem capacidade para 40 mil torcedores. Os arredores da construção devem ser usados para abrigar um centro poliesportivo, com espaços destinados para quadras de vôlei, handebol, basquete e uma piscina para natação.

Estádio Khalifa International

O estádio Khalifa International é o único que já existia antes do anúncio de que o país seria sede do campeonato mundial, e foi reformado para o torneio. / Divulgação

O estádio, construído em 1976, passou por uma reforma para receber os jogos da Copa do Mundo, mas manteve em sua estrutura os dois arcos que passam por cima da construção.

É o estádio mais antigo do Catar, fica localizado na capital, e é o único que já existia antes do anúncio de que o país seria sede do campeonato mundial. Após as reformas, tem capacidade para 40 mil pessoas.

Estádio Ahmad bin Ali

O estádio Ahmad bin Ali servirá como sede do time de futebol Al Rayyan Sports Club após a Copa. / Divulgação

O estádio possui uma fachada brilhante, e fica na cidade de Al Rayyan, há aproximadamente 12 km da capital Doha, ao lado de um deserto. O lugar também deve contar com um conjunto de instalações esportivas.

O local costumava abrigar o antigo estádio sede do time de futebol Al Rayyan Sports Club. Ele foi demolido para dar lugar à nova construção, que agora abriga 40 mil assentos e seguirá sendo a casa do clube após a Copa.

Estádio Al Bayt

O estádio Al Bayt vai receber a partida de abertura da Copa do Mundo, no dia 20 de novembro. / Divulgação

O estádio foi inspirado nas tendas usadas historicamente pelos povos nômades do Catar e da região do Golfo Pérsico – chamadas de “bayt al sha’ar”. O lugar tem capacidade para 60 mil pessoas e vai receber a partida de abertura da Copa do Mundo.

A construção fica na cidade de Al Khor, cerca de 50 km ao norte de Doha. A área do estádio também deve contar com instalações poliesportivas e áreas para andar a cavalo e de camelo. A área deve ser reaproveitada para abrigar diversos comércios depois de 2022.

Estádio Lusail

O estádio Lusail receberá a final da Copa do Mundo; seu design foi inspirado nas projeções de luz e sombra das tradicionais lanternas “fanar”. / Divulgação

O design do estádio Lusail foi inspirado nas projeções de luz e sombra das tradicionais lanternas “fanar”. A fachada tenta copiar os desenhos dos recipientes característicos do artesanato árabe e islâmico.

Com capacidade para 80 mil torcedores, o estádio vai receber a cerimônia de encerramento da Copa. Na cidade de Lusail, a cerca de 20 km da capital Doha, a construção deve ser transformada em um espaço para a comunidade após o torneio.

Estádio Al Janoub

O estádio Al Janoub foi inspirado nos barcos “dhow”, veleiros usados tradicionalmente na região do Mar Vermelho. / Divulgação

Este estádio teve seu projeto inspirado nos barcos “dhow”, veleiros usados tradicionalmente na região do Mar Vermelho para a pesca e a busca por pérolas.

O design é uma forma de homenagear o passado e a tradição marítima da cidade de Al Wakrah, há cerca de 20 km ao sul de Doha, onde a construção está localizada. Sua capacidade é de 40 mil pessoas.

Estádio Education City

O estádio Education City fica na cidade de Al Rayyan, em uma área cercada por universidades. / Divulgação

A fachada desse estádio é feita de triângulos que juntos formam padrões geométricos parecidos com diamantes, e que mudam conforme a luz do sol se move durante o dia.

Com 40 mil assentos, a arena fica na cidade de Al Rayyan, em uma área cercada por universidades, e seu espaço deve ser utilizado como centro esportivo para a comunidade e para os universitários após a Copa.

 

Compartilhe esta publicação:

WhatsApp
Facebook
X
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *