A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Defesa Civil, em parceria com a Defesa Civil do Estado do Piauí, realizou nesta quarta-feira, 9 de abril de 2025, o lançamento da campanha “Banho Seguro” na Escola Rural do DNOCS, localizada na comunidade Caldeirão.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar alunos e moradores sobre os cuidados necessários para evitar afogamentos em açudes, rios, cachoeiras e piscinas. A ação educativa marca a passagem do projeto pelo 12º município do estado, promovendo segurança e prevenção principalmente entre crianças e adolescentes.
A secretária municipal de Educação, Tânia Marilda Monteiro, destacou a importância do projeto: “Estamos aqui com a Defesa Civil do Estado e de Piripiri para cuidarmos de gente. Este projeto vai servir para dar segurança às nossas crianças, para que tenham cuidado no dia a dia. Essa é uma demanda do bem, que visa preservar vidas.”
Representando a prefeita Jôve Oliveira Monteiro, o vice-prefeito Hilton Osório também esteve presente no evento: “A prevenção é a base de tudo. Estamos lançando um projeto muito importante, que visa cuidar das pessoas e ensinar como prevenir afogamentos.”
Jarlaelson Costa, representante da Defesa Civil Estadual, reforçou o impacto positivo da campanha: “Essa ação social é fundamental. Queremos conscientizar toda a comunidade sobre os riscos e cuidados ao tomar banho em açudes, cachoeiras ou piscinas. Já notamos que o número de afogamentos e acidentes tem diminuído com essa conscientização constante.”
O secretário da Defesa Civil de Piripiri, Marlon Martins, ressaltou o papel transformador dos alunos: “Este é o 12º município a receber o projeto. Nosso objetivo é orientar e preparar os estudantes para que se tornem multiplicadores dessas informações, ajudando a prevenir acidentes e salvar vidas.”
O diretor da escola, Crislan Moura, elogiou a escolha da comunidade para receber o projeto: “É uma grande satisfação receber essa ação em nossa escola. O tema é extremamente relevante, principalmente para uma comunidade como a nossa, que convive diretamente com ambientes aquáticos.”
As alunas Emanuele Urquiza e Maria Isabela também expressaram a importância do momento: “Foi muito bom, o tema tem muita relevância e nos alerta para termos cuidado ao tomar banho, principalmente por causa das pedras”, comentou Emanuele.
“Recebemos muitas orientações interessantes. O Banho Seguro foi um projeto muito válido e oportuno para nós que moramos no Caldeirão”, concluiu Maria Isabela.