O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado nesta segunda-feira (24). A data é marcada pela conscientização sobre os desafios no controle dessa doença, que ainda é uma das principais causas de morte no mundo. A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, pode afetar qualquer pessoa, mas certos fatores, como sistema imunológico enfraquecido, tornam o indivíduo mais suscetível.
Ao longo da história, a tuberculose ceifou vidas de diversas personalidades, algumas de renome mundial, que, além de sua contribuição cultural, também enfrentaram os desafios dessa doença silenciosa e devastadora. Confira abaixo 10 figuras históricas que perderam suas vidas para a tuberculose, tanto no Brasil quanto no exterior.
Brasil registra cerca de 80 mil novos casos de tuberculose por ano
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela Mycobacterium tuberculosis, transmitida por via aérea. A transmissão ocorre quando uma pessoa com a doença ativa tosse, espirra ou fala, liberando bacilos no ar. Uma pessoa com tuberculose pulmonar ativa pode infectar entre 10 a 15 pessoas por ano, tornando o controle da doença um desafio significativo em áreas com alta densidade populacional.
Apesar dos avanços no diagnóstico e tratamento, o Brasil ainda registra cerca de 80 mil novos casos de tuberculose por ano. O tratamento, que pode durar até seis meses, é eficaz, mas requer adesão rigorosa para garantir a cura. A doença é mais prevalente em pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, como aqueles que vivem com HIV, diabetes ou câncer.