A ponte de madeira na BR-222, na cidade de Piripiri (PI), foi liberada para o tráfego dois dias após ser parcialmente interditada “em virtude da possibilidade de desmoronamento em face de chuvas intensas”. Em abril, a ponte chegou a ser coberta por uma forte correnteza.
Em nota divulgada nesta segunda-feira (07), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a intervenção foi executada pelo 2º Batalhão de Engenharia de Construção, com o objetivo de recuperar a estrutura da ponte e garantir a segurança dos usuários.
CASO EM ABRIL
Em abril, a ponte de madeira foi tomada por um rio, deixando o trecho da rodovia inacessível. Imagens divulgadas à época pela PRF mostram a correnteza invadindo a via.
NOTA DO DNIT
A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Piauí (DNIT/PI) informa que a ponte sobre o riacho Santa Maria, localizada no município de Piripiri, está parcialmente interditada para a realização de manutenção rotineira. Ressaltamos que a estrutura não apresenta riscos e que a interdição é preventiva, visando garantir a segurança dos usuários.
A responsabilidade pela manutenção das cinco pontes de madeira localizadas na BR-222/PI, no trecho entre Piripiri e Batalha, é do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), por meio de um Termo de Execução Descentralizado (TED) firmado com o DNIT/PI.
O DNIT/PI informa ainda que o projeto executivo de engenharia para a substituição definitiva das pontes de madeira por estruturas em concreto encontra-se em fase de elaboração, com o objetivo de oferecer mais durabilidade e segurança aos usuários.