O Altos segue vivo em sua caminhada rumo à Série C do Campeonato Brasileiro. Após aplicar uma sonora goleada por 5 a 1 no jogo de ida, no Acre, o Jacaré confirmou a vaga nas oitavas de final da Série D com mais uma vitória sobre o Independência-AC, desta vez por 3 a 1, no último sábado (9), no Estádio Lindolfo Monteiro. Com o resultado, o time piauiense avança com autoridade e mostra força na briga pelo acesso.
A classificação diante do time acreano foi a mais tranquila entre todas as equipes que avançaram, e reacende o sonho do retorno à terceira divisão — o clube disputou a Série C pela última vez em 2022. Agora, a equipe alviverde já conhece seu próximo adversário: o tradicional Santa Cruz, de Pernambuco. E o tricolor vem embalado após eliminar o Sergipe nos pênaltis diante de um Arruda lotado.
Para alcançar o acesso, o Altos precisa superar as próximas duas fases: as oitavas e as quartas, ou seja, ainda restam quatro jogos para o acesso. O regulamento prevê jogos de ida e volta, com a definição das vagas acontecendo no placar agregado. O time que avançar à semifinal garante automaticamente uma das quatro vagas na Série C de 2026.
As datas-base para os confrontos das oitavas foram definidas pela CBF: os jogos de ida devem ocorrer nos dias 16 ou 17 de agosto, enquanto as partidas de volta estão previstas para 23 ou 24 do mesmo mês. Os mandos de campo ainda serão definidos pela entidade.
Confrontos definidos das oitavas da Série D:
* Maranhão x Central
* Imperatriz x América-RN
* Altos x Santa Cruz
* ASA x Manauara
* Aparecidense x Goiatuba
* Inter de Limeira x Rio Branco-ES
* Mixto-MT x Cianorte
* Barra-SC x Ceilândia
Além de Altos e Santa Cruz, outros grandes nomes do futebol nordestino seguem vivos na competição, como América-RN, ASA e o próprio Imperatriz. Já clubes de tradição como Portuguesa, Sampaio Corrêa e Joinville acabaram eliminados precocemente.