O deputado federal Átila Lira (PP) foi indicado pelo Progressistas para ocupar a cadeira do partido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, a mais importante da Casa. Além disso, o parlamentar piauiense também integrará a Comissão de Educação.
A CCJ é responsável por analisar a constitucionalidade e a legalidade de todas as propostas antes que sigam para votação no plenário. O colegiado também trata de temas como direito constitucional, administrativo, penal, processual e eleitoral. Neste ano, a comissão será presidida pelo deputado Paulo Azi (União Brasil-BA).
Já a Comissão de Educação, na qual Átila Lira já foi vice-presidente, debate questões relacionadas à educação básica e superior, financiamento educacional, gestão de instituições de ensino e políticas públicas educacionais. O deputado Maurício Carvalho (União-RO) assumirá a presidência do colegiado.
A Câmara dos Deputados conta com 30 comissões permanentes, que analisam os projetos de lei antes de sua votação em plenário. A instalação das comissões ocorre após seis semanas do início dos trabalhos legislativos, com a eleição dos presidentes e a definição dos integrantes de cada grupo.