Uma empresa que comercializava títulos de capitalização foi alvo da Operação Aleatorius, deflagrada pela Polícia Federal, e teve as atividades suspensas neste domingo (8). A ação visa apurar um esquema envolvendo sorteios irregulares e prêmios em dinheiro. Foram apreendidos cerca de R$ 850 mil em espécie, sendo que grande parte estava em uma mala.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Teresina (PI), Juazeiro do Norte (CE), Garanhuns (PE) e Caruaru (PE). As ordens judiciais foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.
AS INVESTIGAÇÕES
Segundo a PF, há indícios de que autorizações emitidas pelo órgão responsável do Ministério da Fazenda teriam sido usadas de forma indevida, diante de indícios de irregularidades na realização de promoções comerciais e na destinação dos recursos arrecadados.
As apurações indicam que a empresa investigada pode ter extrapolado o que era permitido, com sorteios de maneira recorrente, prêmios elevados e métodos próprios para definir e divulgar os resultados, em desacordo com o regulamento aprovado.
A polícia afirmou que a prática pode ter levado consumidores a acreditar que as atividades eram regulares e oficialmente autorizadas. A investigação também aponta suspeitas de circulação de valores expressivos fora do sistema bancário tradicional, incluindo possível divisão de quantias e pagamento de prêmios em dinheiro vivo.
“Esses fatos podem estar relacionados a crimes como lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, falsificação de selo ou sinal público e delitos contra a ordem tributária, entre outras infrações que ainda estão sendo apuradas”, diz a nota da PF.
OUTROS MATERIAIS APREENDIDOS
Além do dinheiro, celulares e documentos também foram apreendidos. O material será analisado e poderá contribuir para o aprofundamento das investigações, que seguem sob a coordenação da Polícia Federal.
Fonte: meionews











