Equatorial Piauí e TCE-PI celebram conclusão de projeto de Eficiência Energético

A sede do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) deu um novo passo na gestão pública sustentável no estado. Nesta semana, a Equatorial Piauí realizou o ato de entrega do projeto de modernização tecnológica e eficientização energética do órgão, viabilizado por meio da plataforma E+ Energia do Bem.

A iniciativa, chancelada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), recebeu um investimento total de quase R$ 500 mil, aplicado na substituição de 36 equipamentos modernos e de alta performance, todos com o Selo Procel de economia.

Mais do que apenas renovar o parque tecnológico, o projeto foca na redução do impacto ambiental e na otimização dos recursos públicos. A estimativa é de uma economia de energia de 180,08 MWh/ano, o que representa uma redução significativa na demanda do prédio, além de garantir maior conforto térmico para servidores e cidadãos que utilizam os serviços do Tribunal.

Para o conselheiro Kennedy Barros, do Tribunal de Contas do Piauí, a parceria reforça o compromisso da instituição com a responsabilidade social. “”Em todas as ocasiões em que buscamos soluções para os desafios da gestão pública, a Equatorial tem se mostrado uma colaboradora solícita e responsável. Agora, aperfeiçoando ainda mais essa parceria no âmbito interno, implementamos uma melhoria em nosso próprio consumo de energia com uma economia na casa de 40%, decorrente de um investimento realizado com a técnica aprimorada da Equatorial”, afirmou durante a entrega.

Tecnologia a serviço do social

A plataforma E+ Energia do Bem acredita na inovação como ferramenta de transformação. No Piauí, desde a chegada do Grupo Equatorial, cerca de R$ 11 milhões já foram destinados a projetos de eficiência energética. A iniciativa atua em diversas frentes, como a implantação de sistemas de energia solar, troca de lâmpadas obsoletas por LED e a modernização de sistemas de climatização.

Ao todo, 18 instituições e órgãos públicos já foram beneficiados no estado desde 2020. Entre os exemplos de impacto positivo estão o Hospital São Marcos, Abrigo São Lucas, Lar da Esperança, Casa de Maria e o Hospital Universitário (HU).

“Esse projeto é parte da nossa plataforma ‘É+ Energia do Bem’, que busca promover uma transformação social nas entidades e instituições sociais e a melhoria da prestação de serviços dos órgãos públicos.

Até aqui nós investimos mais de 11 milhões de reais nessas 18 entidades, promovendo uma transformação com a redução do consumo, dos custos e impulsionando a ação dessas entidades, promovendo o bem social.”, destacou Joaquim Milhomem, Gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Piauí.

Além da economia direta na fatura de energia, o projeto no TCE-PI seguiu rigorosos critérios de sustentabilidade. Todos os aparelhos antigos e ineficientes retirados das dependências do órgão foram destinados ao descarte correto, recebendo o Certificado de Descarte obrigatório.

Esse processo garante que os resíduos não agridam o ecossistema, fechando o ciclo de responsabilidade ambiental que norteia as ações da Equatorial Piauí.

Assessoria de Comunicação Equatorial Piauí

Compartilhe esta publicação:

WhatsApp
Facebook
X
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *