
A formatura da 2ª turma da Escola de Eletricistas da Equatorial Piauí no município de Picos, por meio do Programa E+ Profissional, aconteceu nessa quarta-feira, dia 04/12. Com a finalização do curso, 18 novos profissionais estão altamente qualificados para atuar no setor energético e contribuir com desenvolvimento econômico da cidade. A cerimônia de formatura ocorreu no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Picos, e contou com a participação de representantes da distribuidora, Senai, familiares e amigos dos formandos. Com mais essa turma, a Equatorial Piauí entrega muito do que um certificado, já que a empresa acredita nas pessoas, investe em desenvolvimento e gerar oportunidades.
Desde sua criação, em 2022, o programa já formou 237 profissionais, dos quais 65% foram contratados pela própria Equatorial Piauí ou por empresas parceiras, reforçando o compromisso da distribuidora com o crescimento do estado e a transformação de vidas. Em Picos, uma das formadas é Angelica da Silva Nobrega, 30 anos, que reconheceu desde o início o curso como uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos e uma chance de ingressar no mercado de trabalho em uma área que cresce a cada dia. “É um curso de suma importância que, com certeza, irá agregar no meu currículo profissional. A formação foi uma oportunidade de autonomia e conhecimento”, compartilha.
Elon Felizardo, 36 anos, também expressa agradecimentos à nova conquista profissional. “Sou muito grato por ter participado desse curso e ter recebido essa oportunidade através da Equatorial. Assim, pude expandir meu conhecimento na área de elétrica, o que com certeza vai me trazer várias oportunidades”, destaca. Além disso, o formado, que já atuava de forma autônoma, ressalta que continuará fazendo cursos na área e permanecerá atento às oportunidades de trabalho, inclusive na própria Equatorial, com objetivo de dar continuidade aos aprendizados de forma prática no dia a dia.
O gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Piauí, Anderson Monteiro, compartilha que investir educação é um dos pilares do Grupo. Isso “porque acreditamos no desenvolvimento das pessoas e proporcionar oportunidades reais de mudança. Apostamos na qualidade, na formação técnica e comportamental desses alunos. Certamente, essa formação traz um impacto positivo para a cidade, porque colocamos no mercado profissionais qualificados e habilitados. Todos prontos para contribuir com o setor energético”, frisa.
Everaldo Luz, Secretário do Centro de Formação Profissional Cândido Ataíde – Senai, marcou presença no evento e endossa que o impacto da Escola de Eletricistas permite que os novos formados alcancem êxito no mercado. “O impacto é altíssimo, pois pegamos pessoas que estavam desacreditadas no mercado de trabalho, e com o programa e os cursos, foi possível ver o aumento da autoestima dos alunos, a empregabilidade melhorou e eles estão recebendo um certificado que fará com que muitas portas sejam abertas para esses profissionais”, afirma.
Escola de Eletricistas
A Escola de Eletricistas é uma realização do E+ Profissional, projeto do Programa de Eficiência Energética do Grupo Equatorial Energia e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A plataforma E+ Profissional visa qualificar pessoas para o mercado de trabalho e promover a conscientização sobre o consumo consciente e segurança com o uso da energia elétrica.
Assessoria de Comunicação Equatorial Piauí




































