A Equatorial Piauí realizou na manhã desta sexta-feira, dia 22, a Operação Equicobre nas cidades de Floriano, Parnaíba e Simplício Mendes . A ação, que aconteceu em parceria com as forças de segurança, é um esforço para garantir um fornecimento de energia elétrica cada vez mais seguro e eficiente em todo o estado por meio do combate a práticas que colocam em risco a rede elétrica e a segurança das pessoas.
Johnathan de Jesus, Gerente de Segurança Empresarial do Grupo Equatorial, explica que permanentemente a Equatorial Piauí realiza essas operações, com apoio das polícias Civil e Militar, com o propósito de educar e prevenir sobre o furto de energia, cabos e equipamentos elétricos. “Temos investido fortemente no desenvolvimento da equipe de Segurança Empresarial e Supervisão, promovendo treinamentos com foco em inteligência e atuação operacional. Também intensificamos nossas ações junto ao comércio de sucatas de forma preventiva”, pontua.
As operações fazem parte de um trabalho contínuo de proteção às estruturas do sistema elétrico. O furto de cabos compromete diretamente o fornecimento de energia, afetando bairros, comunidades, serviços essenciais e a segurança dos consumidores, já que há riscos de acidentes fatais. “Nosso objetivo é sempre reforçar que a venda e a receptação de materiais elétricos furtados são atos criminosos”, alerta Johnathan de Jesus.
Somente em 2025, já foram realizadas 111 operações, o que representa uma média de 12 por mês. Essas ações resultaram em 47 prisões até o momento. Nos últimos três anos, os prejuízos causados por furtos e danos à rede elétrica somaram cerca de R$ 2 milhões. De acordo com dados da Aneel, no ano passado, foram registradas mais de 88 mil interrupções de eletricidade por roubo de cabos, com uma média de 8,64 horas e 47 unidades consumidoras afetadas em cada interrupção.
Os esforços da Equatorial Piauí com apoio das forças de segurança já evidenciam resultados importantes, como uma redução de aproximadamente 90% nos furtos de equipamentos da rede. Mesmo com resultados positivos, as operações seguem para garantir segurança e eficiência no fornecimento de energia. A distribuidora reforça que denúncias sobre furtos ou comércio irregular de materiais elétricos podem ser feitas de forma anônima por meio do número 0800 086 0800, ou diretamente às autoridades policiais.