Em entrevista à TV Cidade Verde nesta sexta-feira (15), a secretária estadual de Esportes, Josiene Campelo, afirmou que os Jogos Escolares do Piauí (JEPIs) vêm se consolidando como um importante celeiro de novos atletas. A gestora frisou que a competição, que se encerra neste domingo (17), entrou para a história como a maior edição já realizada na história, com mais de 22 mil estudantes participantes.
“É uma ferramenta importante que nós temos, que é o esporte na vida das nossas crianças e dos nossos jovens. A gente acredita que ali revelamos novos talentos. A gente vê alunos descobrindo qual a modalidade esportiva ele realmente quer começar a ter um grande desempenho e representar o nosso estado, não só nos jogos escolares, mas posteriormente em outras competições regionais, nacionais e internacionais”, afirmou.
A secretária informou ainda que, em 2026, o JEPIs será ampliado para 12 polos seletivos, com previsão de novo recorde de participação.
Ela ressaltou que a realização de um evento desse porte exige grande esforço organizacional e destacou que o engajamento de técnicos, professores, atletas e redes de ensino tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa.
“Sempre queremos fazer mais, então no próximo ano nós iremos fazer 12 polos. Esse ano fizemos dez polos. No próximo ano faremos em 12 polos, então a tendência é termos uma maior participação. Nós tivemos 191 municípios participantes, mas agora queremos os 224 municípios, para que todos possam participar dos Jogos Escolares e termos a maior edição de toda a história em 2026”, finalizou a secretária.