O Consórcio Nordeste, composto pelos 10 Governadores do Nordeste, reuniu-se em Teresina, Piauí, em primeiro de dezembro de 2025, ainda presidido pelo Governador do Piauí, Rafael Fonteles. Reunião espetacular e grandiosa, aprovando recursos da ordem de R$ 127,8 bilhões para investimentos no Nordeste. Esta é a maior destinação de recursos para aplicação em vários setores da economia, já aprovada para impulsionar investimentos e projetos nos setores industrial, comercial, tecnológico, agronegócio, energia e etc. etc. E todos serão financiados pelo BNB, BNDES, CEF dentre outros agentes financeiros também presentes à reunião do Consórcio Nordestes nesta semana em Teresina, PI.
Os representantes desses bancos estatais, acima nominados, presentes à reunião, usaram da palavra e reafirmaram que esses recursos serão efetivamente investidos pelo setor privado primordialmente, e o ente público, em setores da economia, e que este levantamento foi objetivo de pesquisa e não acontecimento e/ou indicação aleatória. Tudo foi produto de análise e de pesquisa apurada para se chegar a este fabuloso montante de 127,8 bilhões de reais.
Será também, conforme anunciado, o maior aposte de recursos financeiros feitos pelo Governo Federal na história da aplicação de recursos na região Nordeste, portanto, mérito dos Governadores e do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A reunião, como disse acima, foi fantástica, produtiva e resolutiva. E como trabalhei durante 30 anos como Consultor jurídico-empresarial junto a SUDENE só me lembrei das grandiosas reuniões da Sudene que assisti e participei de inúmeras delas cujo conteúdo se assemelhava às do Consórcio Nordeste, cuja presidência ontem (1.12.2025) era exercida pelo Governador Rafael Fonteles que fez uma exposição fantástica da sua trajetória como presidente do Consórcio do Nordeste, cujo mandato terminará em dezembro/2025, e o Governador de Alagoas poderá ser o próximo presidente.
O Superintendente da SUDENE também estava presente e falou rápido, porém, o necessário para expor muito bem a atuação da toda então poderosa Sudene.
O Conselho Deliberativo da SUDENE era muito mais robusto e talvez poderoso do que o Consórcio Nordeste, porquanto da SUDENE participavam Ministros de Estado, presidente de Órgãos Estatais, da CNI, da Confederação Nacional dos Trabalhadores etc. Etc. E de todos os Govenadores da Região Nordeste, enquanto do Consórcio Nordeste participam apenas os 10 Governadores da Região.
O Governador Rafael Fonteles fez muito bem trazer a reunião do Consórcio Nordeste para o Piauí, Teresina, porque demonstrou grande prestígio entre os seus pares colegas governadores porque o auditório estava superlotado prova de sua forte liderança no Estado.
Além dos Governadores do Nordeste, estavam presentes o presidente do BNB, do BNDES, da CEF, Superintendente da SUDENE, presidente da FINEP e o Ministro de Estado Wellington Dias, que também falou muito bem, além da Primeira Dama Isabel Fonteles.
Portanto, o Governador Rafael marcou grande tento ontem (1.12.2029) com a reunião do Consórcio Nordeste que foi muito concorrida, produtiva e resolutiva para todos os 57 milhões de nordestinos, com destaque os investimentos de 127,8 bilhões de reais que serão aplicados nos 10 Estados do Nordeste.
Magno Pires é membro da Academia Piauiense de Letras-APL, advogado da União (aposentado), Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antárctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos, atual Diretor-geral do Instituto de Saneamento Básico do Estado do Piauí.





































