Nesta sexta-feira, dia 12, Teresina será palco de mais uma etapa da agenda nacional da Blitz ONEE — ação interativa da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), considerada a maior competição estudantil do setor elétrico brasileiro. A mobilização acontecerá em dois momentos em uma escola estadual e outra municipal.
Pela manhã, às 8h, o Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco, na zona norte da capital, será a primeira unidade de Teresina a receber a Blitz ONEE. À tarde, às 14h, a mobilização chega à rede municipal, na Escola Municipal Professora Ana Vitória de Carvalho Santos, no bairro Esplanada. Nas duas escolas, a ação envolverá estudantes do 8º e do 9º ano do ensino fundamental, que participarão de atividades práticas e educativas sobre o uso consciente da energia. A iniciativa integra o calendário da ONEE 2025, que segue com inscrições abertas até 30 de setembro, através do site www.onee.org.br, e meta de alcançar meio milhão de alunos das redes pública e privada em todo o país.
O evento contará com a presença de Sandoval Feitosa, Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do diretor institucional da Abradee, Felipe Starling, do presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares, Secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, e a secretária de Educação em exercício de Teresina, Irene Lustosa.
“É motivo de grande satisfação ver o Piauí ocupar posição de destaque na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, na liderança do número de estudantes inscritos no país. A ONEE é muito mais do que uma competição. É uma oportunidade de despertar a curiosidade, a consciência ambiental e o senso de cidadania em milhares de jovens brasileiros. E essa nova mobilização vem reforçar ainda mais o papel essencial da educação para construirmos uma cultura de uso consciente e sustentável da energia elétrica”, afirma Sandoval Feitosa.
A Blitz ONEE tem como objetivo aproximar os estudantes de temas essenciais como sustentabilidade, consumo consciente de energia, uso eficiente de equipamentos domésticos e explicar como está estruturada a matriz energética brasileira. Para tornar o aprendizado mais leve e dinâmico, a programação inclui palestras, jogos, desafios e atividades lúdicas, que transformam conceitos técnicos em experiências práticas e engajadoras.
Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, a ONEE tem como empresa proponente este ano a RGE, distribuidora do grupo CPFL, e conta com a participação de 48 distribuidoras de energia de todo o país.
“Para nós é um privilégio coordenar a Olimpíada de Eficiência Energética junto com a Aneel e as distribuidoras de energia do país. A ONEE é muito mais que uma competição, é transformar conhecimento em ação e, com isso, a oportunidade de obter ganhos reais em economia de energia e sustentabilidade”, afirma Felipe Starling, diretor institucional da Abradee.
Com a expectativa de se tornar a maior edição desde sua criação, a ONEE 2025 mobiliza estudantes e professores em uma programação completa, que inclui formação docente, desafios gamificados, provas interativas e uma cerimônia nacional de premiação, marcada para o dia 6 de novembro, em Brasília.
“O Piauí tem vocação para crescer com responsabilidade, e a educação é o caminho para isso. Com a Blitz ONEE, aproximamos os jovens dos temas de sustentabilidade, consumo consciente e inovação, preparando uma geração capaz de multiplicar boas práticas nas comunidades. A Equatorial Piauí se orgulha de somar esforços com a Aneel e o Instituto Abradee para levar esse conhecimento a cada vez mais escolas e construir, juntos, um futuro energético mais sustentável e acessível para todos.” ressalta Humberto Soares, presidente da Equatorial Piauí.