O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), sancionou a Lei Nº 8.714/2025, que institui o Dia Estadual do Terço dos Homens Mãe Rainha, a ser celebrado anualmente em 18 de outubro. A nova data passa a integrar o Calendário Oficial do Estado do Piauí e é dedicada à promoção da fé, da oração e da vivência cristã por meio da prática do terço entre os homens católicos. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa segunda-feira (16).
A proposta, autoria do deputado estadual Marden Menezes (Sem Partido), e foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
De acordo com o texto da lei, o Dia Estadual do Terço dos Homens deverá ser marcado por atividades de incentivo à oração, encontros de espiritualidade e momentos de partilha entre os participantes do movimento, que tem forte presença em paróquias e comunidades católicas de todo o país, inclusive no Piauí.
O Terço dos Homens Mãe Rainha é um movimento da Igreja Católica que busca reunir homens para a oração comunitária do terço mariano. O movimento fortalece os laços familiares, a presença masculina na vida paroquial e o compromisso cristão no dia a dia vivência católica.
Com a nova lei em vigor, paróquias, dioceses, organizações religiosas e lideranças civis poderão organizar eventos alusivos à data em todo o território piauiense, promovendo a cultura da oração e da presença masculina na Igreja Católica.