O Progressistas confirmou oficialmente a saída de três parlamentares da sua bancada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O partido concedeu cartas de anuência os deputados Dr. Thalles Coelho e Bárbara do Firmino, formalizando com segurança jurídica a desfiliação de ambos. Já o deputado estadual Marden Menezes foi expulso da legenda após não solicitar a carta de anuência, encerrando também seu vínculo com a sigla. As deliberações ocorreram em reunião do partido nessa segunda-feira (19).
A informação foi confirmada pelo presidente estadual do Progressistas, Joel Rodrigues, em entrevista ao PortalODia.com. Segundo ele, a medida encerra os trâmites internos relacionados à saída dos três deputados.
“Fizemos apenas a conclusão do procedimento da carta de anuência aos deputados filiados ao partido. Nós tivemos uma sessão lá atrás para discutir os processos, pautas, quando foi lá expulso o deputado Marden e ficou de concluir o processo com a carta de anuência. Esse processo já foi concluído e agora nós já estamos de fato liberando, tanto a deputada Bárbara como deputado Thales. Então foi concluído os procedimentos e eles agora receberão de fato a carta de anuência para ficar à vontade para a próxima filiação”, explicou o presidente.
Com a decisão, o Progressistas, que elegeu sete deputados estaduais nas eleições de 2022, passa a contar com apenas quatro representantes na Alepi. Dois deles, Wilson Brandão e Aldo Gil, já declararam publicamente que não disputarão a reeleição em 2026, o que deverá fazer com que a direção estadual da sigla opte pela captação de novos aliados para o próximo pleito eleitoral.