Sempi e Pacto pelas Crianças do Piauí articulam ações para apoio a filhos de mulheres em situação de vulnerabilidade social
Reunião debateu alternativas para dar mais suportes às mães e ampliar a rede de cuidados aos filhos.
A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, e a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, estiveram reunidas, nesta quarta-feira (27), para discutir estratégias conjuntas voltadas às mulheres em situação de vulnerabilidade e seus filhos.
Durante o encontro, foram debatidas ações para a implementação de cuidotecas na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), assim como as que serão implementadas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), que são espaços lúdicos que oferecem suporte para crianças enquanto suas mães estudam ou trabalham, permitindo maior acesso à educação e oportunidades profissionais.
Também foram tratadas medidas de acolhimento para filhos de vítimas de feminicídio, com foco em minimizar os impactos emocionais e sociais decorrentes da perda das mães. Além disso, as representantes discutiram a construção de lavanderias comunitárias em Parnaíba e Teresina, como iniciativas voltadas à autonomia econômica e a geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Pactuamos ações integradas que contribuem para o cuidado das mulheres e de seus filhos, com atenção especial às políticas de proteção e à promoção da autonomia. Esse encontro fortalece o compromisso da Sempi em desenvolver estratégias que apoiem as mulheres do Piauí de forma ampla e efetiva”, afirma a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.
coordenadora do Pacto Pelas Crianças, Isabel Fonteles, reforçou a relevância da parceria: “Foi um momento muito importante, em que pudemos tratar das cuidotecas, garantindo espaços seguros para as crianças enquanto suas mães trabalham. Fortalecer essa parceria é fundamental, porque mãe é mulher, e o cuidado com os filhos é parte do nosso olhar especial para as mulheres do Piauí.”