Reconhecida por idealizar, lutar e dedicar toda a sua vida à criação e preservação do Parque Nacional Serra da Capivara, a arqueóloga Niède Guidon faleceu nesta quarta-feira (4), aos 92 anos. O sepultamento está marcado para quinta-feira (5), justamente no dia em que o parque completa 46 anos de existência. As informações são da repórter Tauany Leal.
VELÓRIO
Pela manhã, o velório foi reservado a familiares e amigos próximos, no Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí. A partir das 15h, as portas foram abertas ao público, que pôde se despedir e prestar as últimas homenagens a Niède Guidon.
SEPULTAMENTO
Niède morava há décadas em São Raimundo Nonato, onde dedicou boa parte da vida à pesquisa, à preservação e à divulgação dos achados arqueológicos da região. Um desejo expressos por Niéde era ser sepultada no jardim de sua residência.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), decretou luto oficial de três dias. Em suas redes sociais, ele mencionou o legado da pesquisadora.
Niède dedicou sua vida à ciência e à preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara, transformando o Piauí em protagonista global na conservação da natureza e do patrimônio cultural da humanidade. Sua contribuição seguirá inspirando gerações. Que Deus a receba e conforte familiares, amigos e admiradores, diz o comunicado.