Durante a realização de reformas e novas obras em residências ou estabelecimentos comerciais, é fundamental redobrar a atenção com a rede elétrica para garantir a segurança. Exatamente por isso a Equatorial Piauí chama a atenção da população para os riscos de acidentes com energia elétrica durante as inúmeras atividades que envolvem o setor da construção civil, uma vez que podem resultar em ferimentos graves ou até fatais para os trabalhadores e população em geral quando não seguidas as devidas orientações e protocolos.
Além de grandes obras, as pequenas intervenções, tais como pinturas externas, trocas de telhados, instalação de calhas ou estruturas metálicas, podem se tornar perigosas quando realizadas próximas à fiação elétrica, principalmente quando não se segue as orientações e, também, não há o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Nesse sentido, o uso de ferramentas metálicas, como escadas, vergalhões e hastes, eleva ainda mais o risco de choque elétrico se houver contato ou aproximação com os cabos energizados.
“A maioria dos acidentes com energia elétrica poderia ser evitada com atitudes simples, como respeitar o afastamento seguro de pelo menos três metros da rede elétrica e contratar profissionais qualificados durante obras e reformas. Sem dúvida, a prevenção é o melhor caminho”, afirma Marco Túlio, Executivo de Segurança da Equatorial Piauí. O gestor acrescenta que a distribuidora tem intensificado ações de conscientização e orientação sobre os perigos da eletricidade em todo o estado.
A concessionária reforça ainda que qualquer atividade realizada nas proximidades da rede elétrica, como podas, mudanças na entrada de energia, instalação de andaimes ou construções de modo geral deve ser comunicado previamente à empresa. A atuação de profissionais não capacitados ou a tentativa de fazer ligações por conta própria representam riscos sérios e são práticas proibidas.
Confira algumas orientações para evitar acidentes na construção civil:
Toda e qualquer instalação elétrica deve atender os padrões técnicos recomendados pela ABNT, serem executada e/ou fiscalizada por um profissional qualificado e habilitado na área;
Evite qualquer tipo de serviço a menos de 3 metros da rede elétrica;
Usar sempre tapumes não metálicos ou andaimes com anteparo que permitem isolar a área de trabalho e impeçam a aproximação/contato de equipamentos e ferramentas com a rede elétrica;
Não manusear objetos próximos à rede elétrica, principalmente os metálicos e de grande porte;
Jamais tente fazer ligações diretas ou intervenções na rede da concessionária: evitar o uso de “gambiarras” ou improvisos, pois esse tipo de instalação apresenta situações de risco como cabos descascados, fios mal isolados e emendas malfeitas, além de gerar fugas de corrente aumentando os riscos de choques e curto-circuito;
Ter cuidado redobrado com veículos de grande porte (caminhões, guindastes, escavadeiras ou betoneiras) para que não encoste na rede elétrica;
Utilizar apenas materiais certificados pelo Inmetro, pois atende os padrões de qualidade e segurança previstos na legislação, garantido o controle dos riscos elétricos na construção civil.
Nunca instale antenas, painéis solares ou estruturas metálicas próximas aos fios;
Em caso de necessidade de serviços próximos à rede, solicite orientação da Equatorial pelos canais oficiais.
Em caso de acidentes envolvendo choque elétrico, não se deve tocar na vítima e é fundamental ligar para a emergência no 193 ou 192. E ocorrendo em via pública, é preciso acionar a Equatorial Piauí por meio da Central 0800 086 0800, com ligação gratuita e funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Para esse e outros assuntos também é possível falar com a assistente virtual Clara pelo WhatsApp no número (86) 3228-8200, acessar o site oficial da distribuidora no endereço www.equatorialpiaui.com.br ou utilizar o aplicativo Equatorial Energia, disponível gratuitamente para smartphones com sistemas Android e iOS.